abh

Arthur BigHead

Filósofo

LOGOArthur BigHead – “abh
bacharel, professor em Filosofia, pesquisador, músico, compositor. 

Coordenador do Catálogo online Bandas de Música de Pernambuco, projeto iniciado em 2009. O intento é conectar a produção do Catálogo com elementos da Filosofia e da Epistemologia, buscando com isso gerar novas ferramentas de percepção e análise da realidade do cosmos, do mundo e das pessoas.

“O problema do pensamento é a velocidade.
O tempo ainda é mais rápido.
O presente vivido é um passado,
pela defasagem entre hábitos, modelos anacrônicos de pensar
e
 a velocidade das transformações.”
……………………………..– Edson de Melo – 

Um exemplo prático: “A visão das estrelas que vemos a noite, é uma visão do passado”, atualizável por meio de conceitos pragmáticos da Astronomia e Astrofísica. Algo similar poderemos vislumbrar sobre o Brasil. Ele é um produto do passado. Irradiação do modo como o país foi formado. É preciso compreender como nos formamos. Como somos hoje.

moais

Moais (Cabeças da Ilha de Páscoa – Naoki) –  887 estátuas megalíticas criadas entre 1250/1500 – (Chile, costa oeste, Pacífico)

A realidade, não só a brasileira, exige uma perspectiva de participante e simultaneamente observador. A verdade no futuro permite a liberdade de reinventar o mundo. Toda a ciência do século XX caminhou neste sentido. O Construtivismo, o Culturalismo etc. reconheceram as práticas, e poiéticas, das pessoas mais simples como principio das disciplinas.

A dinâmica da cultura, e da sociedade brasileira, é um exemplo disso. Observa-se nesse sentido como nosso povo significa um projeto recivilizatório em movimento. Este é meu atual objeto de estudo: o conceito Brasil, em constante composição de movimento na Epistemologia Pragmática-Instrumentalista (EPI) do filósofo/músico Edson Melo (veja BlogPai)

Moai -Ilha de Pascoa

O calapso dos rapanui. Ecocídio?  (ratos, desmatamento) ou genocídio? (doenças dos europeus, escravidão)

________________________________
arthurbighead@uol.com.br / 81 – 9137 3791

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: